Acho que a rotina de cada casa deve ser adequada aos seus moradores. Mas ter um cronograma de limpeza ajuda muito na hora de se organizar. Você esquematiza o dia e a semana para organizar a rotina de limpeza em casa. Isso é muito mais eficiente que fazer a faxina inteira em um só dia ou limpar o que der na telha, pois sempre esquecemos de um canto ou de outro (lembrar de limpar a pia é fácil, mas e dentro do microondas?). Portanto, um cronograma somente tem a agregar.
Eu sugiro então que você comece montando um cronograma semanal,onde se vc quiser pode fazer no seu pç e imprimir e colocar na porta do armário no lado de dentro é logico rsrsrs.
Cronograma da semana.
Já conhecendo o ritmo da sua casa, você conseguirá montar essa lista em instantes. Segue um ex:
- arrumar a cama
- lavar a louça
- trocar as lixeiras
- limpar a pia do banheiro
- limpar a pia da cozinha
- recolher o que está fora do lugar
- separar a roupa suja
- cuidar da correspondência
- varrer o chão da cozinha
- preparar uma refeição
- limpar o balcão da cozinha
- Livrar das tralhasque acumulamos durante 15 minutos
Segunda-feira
- jogar fora alimentos vencidos (inclusive os que estão na geladeira)
- fazer uma lista de compras para a próxima ida ao supermercado
- ir ao mercado
- cuidar das plantas
- Abencor o seu lar como uma orção e gratidão
- pagar contas pela internet ou como achar melhor.
Terça-feira
- colocar o lixo para fora (verifique os dias do seu bairro)
- varrer a sala e os banheiros
- passar um pano úmido no chão da cozinha, da sala e dos banheiros
- tirar o pó da mesa do computador
- trocar as toalhas de rosto do banheiro
Quarta-feira
- varrer os quartos
- passar um pano úmido no chão dos quartos
- colocar roupa para lavar
- passar um pano limpo na porta da geladeira
- tirar a tralha de cima dos balcões da cozinha
- sacudir os tapetes e bater os capachos
- limpar a área de serviço
- limpar os banheiros
- resolver pendências financeiras na rua (depósitos, saques etc)
- trocar a roupa de cama
- trocar as toalhas de banho
- trocar as toalhas de rosto do banheiro
- tirar o pó dos móveis
- varrer a casa inteira
- colocar roupa para lavar
- limpar dentro do microondas
- limpar o fogão
- passar aspirador pela casa
- definir cardápio semanal
- Algumas pessoas me falaram que era exagero ter todo esse trabalho de organização. Mas vivia atrapalha com os fazeres de casa chegava domingo eu sempre lavando roupas limpando casa .
- Quando ia sair cade o pica já era entaõ resolvi me organizar e deu certo,resolvi dividir com vcs todas as minhas experiencias com organização de casa financeira a e espiritual aguardem mais pots.
Quinta-feira
Sexta-feira
Sábado
Domingo
Nenhum comentário:
Postar um comentário